Toda criança tem a capacidade inata de aprender a desenhar e a escrever, mas a partir de certa idade o ato de desenhar acaba esmagado pelas coisas "racionais": os números e as letras. Assim, não existem maus desenhistas, apenas aqueles que estacionaram no tempo e não desenvolveram suas habilidades. Uma espécie de analfabeto, digamos, pois, o desenho é uma linguagem tão importante quanto as outras.
As crianças que têm a oportunidade de fazer aulas de desenho com profissionais capcitados em um abiente adequado, são muita afortunadas pois recebem uma série de benefícios. Confira os principais:
1. Ganho da noção de regras
As crianças ao serem ensinadas a pintar dentro de linhas sempre no mesmo sentido (para um bom efeito final) e coordenando os movimentos, aprendem a harmonia entre as cores. Em alguns casos, obedecer às cores indicadas é benéfico para que as crianças aprendam a obedecer as regras e, até, a quebrá-las. Este ensinamento é fundamental para o desenvolvimento intelectual e social da criança.
2. Estímulo à criatividade
Quando não existem regras na pintura do desenho também se aprende algo importante: a criatividade. É importante que a criança desenvolva o seu sentido criativo e brinque com as cores, combinações, misturas, fazendo do seu desenho único e diferente dos das outras crianças.
3. Treino de capacidades motoras
Em crianças mais novas, o colorir, devido às regras que devem ser obedecidas, trabalha também os movimentos finos das mãos, dedos, pulso e até mesmo braços, ensinando movimentos necessários também para escrever ou trabalhar com objetos como a régua ou o transferidor.
4. Aprendizagem sobre as cores
É também através da pintura que se poderá ensinar à criança quais as cores primárias e o que podem fazer com elas de modo a obterem outras cores. As crianças aprendem também sobre diversos tons da mesma cor que, em conjunto, poderão criar efeitos diferentes, contrastando com o uso de um só tom da cor em questão.
5. Conhecimento dos limites
Dentro dos limites do desenho, a criança ganhará noções sobre espaço, limites e regras enquanto o está a colorir. A coordenação ocular é também trabalhada através da pintura dentro dos limites e estas aprendizagens, em conjunto com o ensino de regras e a noção de espaço e movimento, poderão transparecer-se na vida escolar e na vida comum.
6. Expressão pessoal
Para além da criatividade, o colorir também estimula a expressão pessoal, sendo que as possibilidades para um efeito final de um desenho são imensas. A criança aprenderá a não ter medo de experimentar e tentar diferentes métodos e cores para conseguir exatamente o que quer ou surpreender-se com as suas capacidades criativas.
7. Alívio de stress e ansiedade
A vida de uma criança poderá parecer simples, mas elas também têm os seus problemas e frustrações que poderão ser aliviados através da pintura. Ao concentrar-se na atividade lúdica, estará a beneficiar de um efeito calmante e relaxante.
Adicionalmente, poderá referir-se que a pintura de desenhos predefinidos fomenta a autonomia de uma criança, a sua autoestima e autoconfiança. Os benefícios poderão ser verificados também a nível da concentração para diferentes áreas da vida da criança dentro ou fora do contexto escolar. A caligrafia, devido ao treino dos movimentos finos, poderá também melhorar visivelmente à medida que a criança continua a treinar as suas capacidades através de colorir desenhos. Assim sendo, poderá seguramente afirmar-se que existem diversas razões pelas quais as crianças devem colorir na escola. Na escola de Desenho a criança será ensinada devidamente a colorir de modo a poder usufruir dos benefícios trazidos por esta
Quando a criança simplesmente desenha e pinta em casa, perdem-se alguns destes benefícios. É necessário utilizar esta atividade lúdica como método de ensino para que a criança desenvolva as capacidades acima descritas e continue a evoluí-las em casa, através dos trabalhos escolares.
Portanto se os seus filhos têm a oportunidade de fazer aulas de desenho, matricule-os em uma escola qualificada assim que possível, o futuro deles agradecerá.