Programa para adultos e adolescentes
Pré requisito: Ter feito Desenho Básico
• Técnicas de grafite e esfumaço.
• Luz e sombra
• Texturas tais como:
• Cromado
• Tecido
• Madeira
• Folhagem
• Pele
• Técnicas para cabelo e pele (lisa, jovem e envelhecida).
• Corpo e composição.
Público
A partir de 10 anos
Duração
De um a dois anos.
Objetivos
• Aprender a destacar variações reais das artísticas com novas ferramentas.
• Consciência e percepção de fotografia no papel.
• Valorizar o tempo e a paciência na transição do desenho para um realismo copiando a fotografia.
• Destaque para profissionais em tatuagens, encomendas de trabalhos e professores.
• Experimentando toda a capacidade de concentração
Moça no Banho
A imagem que serviu de inspiração para esse desenho realista foi tirada da internet.
Essa imagem chamou minha atenção por apresentar a água escorrendo pela pele e foi um grande desafio.
Também apresenta imensa quantidade de tons em degradês, pingos de água, cabelo molhado e transparências.
Iniciei esse trabalho motivada a fazer a boca, onde nota-se grande quantidade de tons, várias camadas de lápis borracha mono zero, papel higiênico e esfuminho foram necessários nessa parte.
Depois desci pela lateral direita onde percebi grande profundidade, ou seja, escuro intenso mas com várias nuances de branco e meio tons que exige a façanha de deixar o papel em branco e ir aos poucos preenchendo com os lápis adequados.
Material usado foi lápis Steadtler HB, B, 2B e 4B. Caneta borracha mono zero, pincel de orelha de boi, boleador, papel Bristol Drawing Board.
Tempo total para concluir o desenho: 28h
King Kong
Como eu faço o desenho realista?
Procuro fazer o rascunho com lápis bem leve, já no formato mais parecido possível da referência, no caso o gorila. Não tenho um lado preferencial para aplicar a ténica do realismo. Tudo depende da iamgem. Nesse caso comecei pelos olhos e testa. Depois desci a lateral esquerda, entrando nos pelos curtos e misturados, usando lapiseira 0,5 grafite 4b e lápis 4b e 2b da marca Staedtler. Ele são feitos um a um com calma e precisão por que a folha não deve ser apagada, para não danificá-la.
A parte dos pelos a esquerda foi a mais trabalhosa devido à profundidade (o escuro profundo) e dos pequenos pelos brancos (tons mais claros) que por vezes já se deve deixar reservado o branco do próprio papel. Também uso a borracha mono zero para intensificar o branco que geralmente sofre incisão do esfuminho e deve ser refeito muitas vezes.
Finalizando o lado esquerdo desci pelo direito da mesma forma.
Tempo total para concluir o desenho: 27h