Desenhando com o Lado Direito do Cérebro de Betty Edwards foi um livro lançado em 1979 que fez muito sucesso, sendo revisado, atualizado e reimpresso em 1989 e 1999 e perpetua até hoje como o melhor livro sobre ensino de desenho, trazendo resultados muito satisfatórios para a maioria das pessoas que não tinham nenhuma facilidade com desenhos.
Betty Edwards é uma educadora artística que encontrava dificuldades em ensinar a arte de desenhar para seus alunos, na época aparentemente a facilidade em se desenhar era vista como um dom que alguns tinham e outros não.
Vendo que poucos alunos seus conseguiam progredir em suas habilidades de desenho, Betty procurou um novo método de ensino diferente dos tradicionais (que inclusive são os mesmos que geralmente aprendemos na escola até hoje), os quais não ajudam a maioria dos alunos a obterem sucesso. Geralmente apenas os alunos que já sabem desenhar conseguem progredir com os métodos tradicionais.
Essa pesquisa a levou até estudos de neurologia, da qual apontava que pessoas com facilidade para desenhar geralmente usavam o hemisfério direito do cérebro para essa função, da qual até pouco tempo era o "hemisfério burro", mas que na verdade é o lado criativo e intuitivo, porém pouco usado até mesmo por causa da nossa cultura que é predominantemente voltada para a lógica.
Com base nisso ela criou um novo método de ensino de desenho com base na utilização do lado direito do cérebro. Para tanto ela desenvolveu uma série de exercícios práticos.
Moral da história: No momento que você está desenhando você está em um estado alterado de consciência, pelo menos a maior parte das pessoas que tem alguma habilidade com desenhos entra nesse estado, a proposta do livro é ensinar o estudante e ativar esse estado quando for desenhar.
O Studio Limoli utiliza algumas técnicas de Betty Edwards nos casos de alunos que encontram um pouco mais de dificuldade de aprender as técnicas clássicas.